A endometriose é uma doença que afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. Embora pouco conhecida, afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil. Entre os principais sintomas estão dor durante as relações sexuais, cólica menstrual intensa, alterações no hábito intestinal (diarreia ou obstipação) e dificuldade para engravidar.

O endométrio é a camada interna do útero que é renovada ao final do ciclo menstrual, caracterizando a menstruação. Uma das teorias que explica a endometriose é a de que a menstruação em algumas mulheres possa ocorrer para dentro da cavidade abdominal, podendo se implantar em alguns órgãos como as trompas, os ovários e o intestino e bexiga, explicando as fortes dores abdominais durante a menstruação.

A partir da suspeita clínica, deve ser realizados exames, como ultrassom especializado, ressonância ou ecocolonoscopia ou laparoscopia, para comprovar o diagnóstico. A doença pode ser tratada cirurgicamente (laparoscopia) ou por meio de medicamentos.