Mito sobre Implante Hormonal

O implante hormonal é uma inovação ginecológica que permite não só prevenir uma gravidez indesejada, mas também tratar vários desequilíbrios femininos como a TPM, excesso de menstruação, cólicas menstruais e a perda de líbido. Apesar de todos os benefícios, algumas mulheres sentem receio de adotar esse método, que ainda é rodeado de mitos.

Veja, a seguir, algumas verdades e mentiras sobre o implante hormonal:

• Implante hormonal engordaMito. Como a formulação do implante é feita de forma totalmente personalizada, é possível não só evitar o aumento de gordura, mas também melhorar a massa muscular e a disposição física.
    Algumas pacientes desenvolvem um inchaço transitório nos primeiros meses, que pode ser evitado ou revertido com uma dieta adequada e, em alguns casos, com o uso de diuréticos.
  •  O implante hormonal pode auxiliar no tratamento da osteoporoseVerdade. Os implantes específicos para a menopausa são capazes de combater a perda de massa óssea.
  • Implantes hormonais causam câncerMito. Estudos comprovam que o uso de hormônios, em doses adequadas, com prescrição médica, não aumenta o risco de câncer de mama, útero ou endométrio. Se considerarmos que a obesidade é um fator de risco para tumores, em muitos casos, o implante pode até ajudar a prevenir, já que equilibra o metabolismo hormonal da mulher.
  • Implante hormonal é mais efetivo que a pílulaVerdade. Como não há o risco de esquecimento das doses, o implante tem sua eficácia contraceptiva muito maior que a pílula.