Rejuvenescimento Íntimo: Laser de CO2

Não se preocupe…

Você certamente não é a unica com estes sintomas incômodos: prurido vaginal, irritação, ressecamento vaginal, lubrificação ruim ou mesmo dor durante o ato sexual.

Estes são, na verdade, sintomas muito comuns em mulheres de diferentes idades e estão mais frequentemente relacionados a deficiência de estrógenos e atrofia vaginal.

Estes sintomas tendem a piorar com o tempo e podem aparecer com a queda do estrógeno, devido a menopausa, seja ela fisiológica ou induzida por medicamentos ou retirada dos ovários.

Tudo isso pode estar presente também no pós-parto.

Esses sintomas, somados a deficiência de Testosterona, podem comprometer a qualidade das relações, levando a pouco apetite sexual, falta de libido e prejuízo do orgasmo.

Mas, a boa noticia é que existe tratamento.

Você já ouviu falar do tratamento com Laser de CO2?

Trata-se de um procedimento realizado em consultório, que estimula o trofismo vaginal, pelo aumento da síntese de colágeno e elastina. Ele aumenta a formação de novos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação e a oferta de nutrientes no local, promovendo a recuperação do epitélio, resgatando sua espessura, lubrificação e sensibilidade.

O tratamento é indolor, não necessita de anestesia e apresenta pouco ou nenhum desconforto.

Quais as Indicações ?

1- Menopausa

Todas as mulheres na menopausa experimentam um quadro chamado de síndrome gênito-urinaria atrófica, que ocorre devido a falta de estimulo estrogênico, nessa fase. É comum haver desconforto nas relações, devido ao ressecamento e a perda da elasticidade vaginal, alem de maior predisposição a infecções de urina de repetição, vaginites e incontinência urinária.

O Laser de CO2 tem o poder de reverter esses sintomas, característicos dessa fase.

2- Pós- Parto

Algumas mulheres experimentam problemas no pós parto como dor as relações, devido a atrofia genital da lactação ou em consequência de traumas perineais durante o parto. Isso pode gerar problemas físicos e psicológicos, repercutindo negativamente, a longo prazo, na vida sexual do casal. O Laser de CO2 ajuda a regeneração dos tecidos, nesses casos.

3- Incontinência Urinária

Tanto a Incontinência Urinária que afeta a mulher no pós-parto ou na menopausa, se for devida a frouxidão dos tecidos ou atrofia das mucosas, por deficiência hormonal, pode ser resolvida com o uso do Laser de CO2.

4- “Frouxidão” vaginal

O relaxamento da vagina e do introito vaginal pode ocorrer em consequência do parto normal ou ser parte de um processo natural do envelhecimento.

Esse relaxamento pode ter impacto negativo na função sexual.

O Laser de CO2 nesses casos, age diretamente na parede da vagina, apertando, remodelando e tonificando-a,  por estimular a síntese de colágeno.

5-  Ninfoplastia

As candidatadas a Ninfoplastia podem ser extremamente beneficiadas com o Laser de CO2, que permite corrigir assimetrias, reduzir os pequenos e grandes lábios proeminentes e corrigir flacidez, sem a necessidade de cortes ou internações.

Além disso o Laser de CO2 permite o clareamento da pele.

6- Pós-Câncer

Pacientes submetidas a radioterapia na pelve e que apresentam atrofia actínica, em função do tratamento ou que foram submetidas a tratamento de Câncer de mama e estão em uso de medicamentos anti-estrogênicos (como tamoxifeno, etc), podem ser extremamente beneficiadas com o tratamento.

7- Menopausadas que não podem usar hormônios – Pacientes com histórico de Trombose, que não podem fazer reposição hormonal, são ótimas candidatas a  esse tratamento.

Quais os cuidados devo ter ao fazer o tratamento com Laser de CO2 ?

Antes do tratamento:

• Evitar uso de cremes vaginais, nos 3 dias que antecedem o tratamento;
  • Não estar menstruada.

Após o tratamento:

• Evitar relações sexuais, durante 7 dias após o procedimento;
  • Evitar banhos de piscina ou banheira por 3 dias, após o tratamento;
  • Evitar sol na área externa por 3 semanas.

Quantas sessões devo fazer para obter bons resultados ?

Para o resultado completo são indicadas 3 sessões, com intervalo de 30 dias.

Nos casos pós Radioterapia pode ser necessário fazer 6 a  8 sessões, dependendo do caso.

A validade do tratamento é de 12 a 18 meses.

Podendo ser repetido após esse prazo.

Quer saber mais?  Agende sua consulta.

Dra. Nicole Araújo
CRM 32518/MG