Quando suspeitar de Endometriose: se você tem dor pélvica, dor as relações sexuais e cólicas menstruais você pode ter endometriose.

Você sabe o que é Endometriose ?

Endometriose é uma doença que ocorrer quando o tecido que reveste a cavidade interna do útero, o endométrio, cresce por fora do útero. Quando esse tecido cresce por dentro da parede uterina recebe o nome de adenomiose e manifesta-se por sangramento menstrual excessivo, alem de cólicas. A endometriose pode atingir ovários, trompas, intestinos e bexiga.

Normalmente, ela se manifesta por cólicas menstruais, cada vez mais intensas, que se iniciam antes mesmo da menstruação e perduram alem dos 3 primeiros dias de fluxo menstrual, muitas vezes não responsivas aos medicamentos habitualmente usados para tratar cólicas menstruais.

Se não for detectada a tempo, ela progride a cada  ciclo menstrual, podendo levar a fibrose e comprometer sua fertilidade.

O Diagnóstico definitivo – padrão ouro – é feito por videolaparoscopia sob anestesia geral e biopsia das lesões. Mas esse procedimento é reservado para casos selecionados. A Ultrassonografia e Ressonância nuclear magnética ajudam, em casos avançados, a definir a extensão das lesões.

Na prática o diagnostico é presuntivo, baseado nos sintomas e exame clínico, durante a  consulta ginecológica.

O objetivo do tratamento é inibir o crescimento dos focos endometrióticos.

Como a endometriose é alimentada pela dominância estrogênica, o tratamento deve agir para  quebrar esse ciclo vicioso de estimulação e resposta inflamatória, que ocorre a cada ciclo menstrual.

Existem vários formas de fazer isso. Converse com seu Ginecologista.