Candidíase de repetição

A Candidíase é uma das infecções vaginais mais frequentes. Estima-se que 75% das mulheres apresentarão pelo menos um episodio de candidíase na sua vida. Dessas 50% apresentarão novos surtos e 5% irão desenvolver a forma recorrente.

Você sabe o que é Candidíase?

É aquela infecção que provoca vermelhidão, coceira e corrimento vaginal branco, em grumos e que provoca extremo desconforto as relações sexuais.

Por que desenvolvemos Candidíase?

A Candida é considerada em germe oportunista. Ele faz parte da nossa flora, que quando equilibrada, não gera sintomas. Mas, qualquer desequilíbrio nessa flora pode favorecer a proliferação da cândida gerando o quadro clinico, típico, conhecido.

O que pode desequilibrar a flora?

  • Uso de Antibióticos
  • Uso de Corticoides e imunossupressores
  • Estresse
  • Gravidez
  • Uso de anticoncepcional
  • Relações sexuais frequentes
  • Uso de roupas sintéticas, justas
  • Hábitos de higiene, tais como o uso de duchas vaginais. Sempre digo: a vagina é “auto-limpante”. Use sabonetes íntimos, mas lave apenas externamente.
  • Disbiose intestinal: sim. Um desequilíbrio na sua flora intestinal pode ser a causa de sua Candidíase recorrente.
  • Alimentação: alto consumo de carboidratos (doces e massas), álcool e refrigerantes. Baixo consumo de frutas, verduras e legumes

O que é considerada Candidíase de repetição?

Quando ocorrem 4 ou mais episódios de Candidíase por ano, considera-se candidíase de repetição.

Nesses casos, mais do que um medicamento especifico, é preciso rever os fatores que podem estar predispondo a isso.

Como a Candida é um Fungo, ela gosta de lugares quentes e úmidos. Por isso, é importante cuidar para que o ambiente fique inóspito a ela. Ou seja, é muito importante evitar roupas justas, o uso de meia- calça, evitar ficar com biquíni molhado, evitar ficar com roupa de ginastica molhada e  NÃO LAVAR A VAGINA POR DENTRO. Geralmente, as mulheres que têm Candidíase de repetição, se tornam obcecadas por limpeza e tendem a lavar a vagina por dentro, com duchas. Isso, alem de desequilibrar a flora, aumenta a umidade vaginal e a Candida ADORA!!

Uma dica muito importante: procure dormir sem calcinha. Isso criará um ambiente desfavorável a ela, por no minimo 8 horas do seu dia. Um habito simples, mas que traz grandes resultados.

Agora, se após rever todos esses fatores, a candidíase persistir, com uma frequência igual ou superior a 4 episódios ao ano, pode ser necessário um tratamento mais prolongado.

Converse com seu Ginecologista.