Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a desordem endocrinológica mais prevalente nas mulheres em idade reprodutiva.

Mas você sabe como identificá-la?

A Síndrome dos Ovários Policísticos normalmente se caracteriza por:

• Irregularidade Menstrual: menstruações espaçadas a cada 2-3 meses ou mais raras ainda.
  • Redução da Fertilidade: se não ocorre a menstruação, não há ovulação logo há menos períodos férteis durante o ano e com isso, menor possibilidade de engravidar.
  • Alterações do Metabolismo: as mulheres portadoras de SOP têm maior possibilidade de desenvolver resistência à insulina e diabetes tipo 2, além de tendência a obesidade e maior risco de doenças cardiovasculares.
  • Manifestações Androgênicas Cutâneas: há maior tendência a Acne, Hirsutismo (muitos pelos) e Alopécia (queda de cabelo).
  • Há aumento do risco Oncológico: essa pacientes têm maior tendência a desenvolver Câncer de Endométrio e Câncer de Mamas.

O diagnóstico normalmente se baseia na presença de 2 dos 3 critérios:

1. Alterações Menstruais: ausência de menstruação ou muito espaçadas;
  2. Sinais Clínicos ou Bioquímicos de Hiperandrogenismo: Acne, Hirsutismo ou Alopécia androgênica;
  3. Alterações ao Ultrassom, com achados ultrassonográficos típicos.

É muito importante corrigir esse quadro para evitarmos complicações mais sérias no futuro, como Câncer, Doenças Cardiovasculares, Diabetes e Obesidade.

Se você apresenta um quadro semelhante, converse com seu médico.