Anticoncepcionais x Trombose

Ultimamente tenho recebido várias pacientes preocupadas com o seu risco de desenvolver trombose em função do uso de anticoncepcionais.

Então vamos fazer algumas pontuações: os anticoncepcionais combinados que contém estrógenos e progestágenos, qualquer um deles, estão sim associados a um aumento do risco em 2 a 4 vezes de desenvolver uma Trombose. Mas se considerarmos que a gravidez pode aumentar em 20-40 vezes o risco de trombose e, ainda assim, sua ocorrência é rara, vemos que está havendo uma supervalorização dos números em relação ao risco de trombose, associados ao uso de anticoncepcionais.

Existem casos específicos, como pacientes portadoras de Trombofilia, com história prévia de trombose, ou tabagistas acima de 35 anos, em que o uso de anticoncepcionais combinados deve ser evitado. Nesses casos, preferir métodos não hormonais ou que contenham apenas progestágenos.

Quanto maior a dose, maior o risco.

Sendo maior o risco no primeiro ano de uso e dependente também do tipo de progestágeno usado na associação.

A combinação de etinilestradiol e levonorgstrel é a menos trombogênica, aumentando o risco de trombose em duas vezes. Desogestrel, gestodeno, drosperinona e ciproterona aumentam o risco em quatro vezes.

Os adesivos e anel vaginal aumentam o risco tanto quanto os anticoncepcionais orais combinados.

Os injetáveis, mesmo combinados, apresentam menor risco.

Os contraceptivos de PROGESTÁGENOS ISOLADOS NÃO AUMENTAM O RISCO, tanto na forma ORAL, como em IMPLANTES SUBCUTÂNEOS, assim como o DIU MIRENA.

O DIU T de Cobre NAO possui hormonios, logo NÃO aumenta o risco de trombose.

Dúvidas?

Converse com seu ginecologista, para saber qual o melhor método para você.