O Sol X VIT D e a sua importância a saúde

Nesse DEZ-LARANJA, mês de combate ao Câncer de Pele, provavelmente todas as campanhas serão para alertar quanto aos perigos da exposição intensa ao sol, sem protetores.

Então, resolvi fazer um post para lembrá-los da importância do sol para a saúde e evitar o extremo de excluí-lo totalmente da sua rotina, sob pena de desenvolver deficiência de Vit D.

Você sabia que apenas 5 a 30 minutos diários de exposição solar, 3 vezes por semana, sem protetores, dependendo do tipo de pele, são suficientes para garantir bons estoques de Vit D?

 O que é Vit D?

A Vitamina D é considerada hoje um Hormônio, dada sua importância muito maior do que as vitaminas, em geral.

Seus diversos efeitos no organismo ocorrem de modo similar a atuação dos hormônios, que agem influenciando as vias metabólicas, as funções celulares e a expressão de um número incontável de genes.

Sua forma ativa regula mais de 2.000 genes, o que é um número significativo, se considerarmos que ao todo temos entre 27.000 a 30.000 genes.

Como obter Vit D?

Há basicamente 3 formas de obtenção de Vit D:

  • Exposição ao Sol
  • Ingestão de alimentos
  • Suplementação com medicamentos.

 

A Vitamina D é produzida na pele, sem protetor solar, através da exposição aos raios UVB do Sol e pode ser obtida em menor quantidade, pela alimentação, através do consumo de peixes gordurosos, tipo salmão selvagem, sardinha, atum, cogumelos, óleo de fígado de bacalhau, laticínios e bife de fígado.

Mas, dificilmente consegue-se níveis adequados de Vit D só com a alimentação.

Em relação a suplementação medicamentosa, a dose preconizada são 2.000 UI a 5.000 UI, por dia, sendo ajustada de acordo com os níveis sanguíneos apresentados ao exame de sangue.

Para se obter todos os benefícios da Vit D, os estudos têm mostrado que os níveis sanguíneos devem estar em torno de 50 a 80 ng/ mL.

A toxicidade só ocorre com níveis séricos maiores que 150 ng/ mL

 

Qual a importância da Vit D?

Durante muito tempo acreditava-se que o papel da Vit D era apenas regular o metabolismo de Cálcio e garantir a saúde e desenvolvimento de ossos saudáveis.

Os Pediatras sempre incluíram, em suas recomendações nutricionais, o Banho de Sol para as crianças, para evitar o raquitismo.

Mas hoje sabemos que não só as crianças necessitam do Sol para terem saúde, nos adultos também.

O Sol, através da síntese de Vit D é importante não só para evitarmos doenças ósseas, como raquitismo, osteomalácea e osteoporose, mas também para a prevenção de diversas outras patologias ainda mais graves.

Foram feitos estudos correlacionando a incidência de várias doenças em áreas geográficas com diferentes exposições aos raios solares e percebeu-se que nos países situados longe da linha do equador, onde há menor incidência da Luz Solar, há maior número de casos de Depressão, Diabetes, Doenças auto-imunes e Psoríase, Hipertensão arterial, Obesidade e de Câncer.

Sim. Quanto menos exposição ao Sol, maior risco de desenvolver diversos tipos de Câncer, como mama, próstata, ovários, cólon, útero, bexiga, reto e estômago, inclusive Melanoma.

Mas e o Câncer de Pele?

Quando falo em exposição solar, não quero incorrer no erro de levá-lo ao excesso de exposição e aumentar seu risco de Ca de Pele.

Mas uma exposição mínima, pode ser capaz de repor seus estoques de Vit D e garantir a prevenção de várias doenças.

Existem tabelas de tempo de exposição ao sol, para diferentes tipos de pele, para se conseguir níveis adequados de VitD Vocês vão ver que no Brasil, por exemplo, a grosso modo, indivíduos de Pele clara precisam de apenas 5 minutos de exposição solar diária de pernas e braços, 3 vezes por semana, entre as 11h e as 15 horas, enquanto os de pele negra, necessitam uma média de 30 minutos e os de pele de cor intermediaria, em torno de 15 minutos, SEM PROTETOR SOLAR E NUNCA ATRAVES DE VIDRAÇAS.

 

Qual alternativa existe, para garantir níveis adequados de Vit D, além do sol?

Como foi dito anteriormente, se você não conseguir incluir o sol na sua rotina diária, há como fazer suplementação de Vit D por via oral ou intramuscular.

Existem países, como a Holanda, por exemplo, que adotam como medida de saúde pública a aplicação periódica de Vit D na população.

No Brasil, nós temos muito sol, não precisamos disso, mas se preferir, converse com seu médico sobre a avaliação dos seus níveis de Vit D e suplementação.

Lembre-se: a Vit D tem o poder de aumentar sua imunidade, aumentando sua resistência a infecções, prevenir contra diversos tipos de Câncer, muito mais fatais que os canceres de pele, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como Hipertensão arterial, Infarto e AVC, reduzir o risco de doenças auto-imunes, melhorar dermatite atópica, ajudar na perda de peso, prevenir Diabetes e proteger contra doenças ósseas como Osteoporose, Osteomalácea e Raquitismo em crianças