Menopausa x Reposição Hormonal: fazer ou não fazer ?

Segundo o último Consenso da Sociedade Internacional de Menopausa, publicado no Medscape em agosto de 2016, A Terapia de Reposição Hormonal continua sendo o tratamento mais eficaz para reversão dos sintomas vasomotores, os famosos calores, e para retardar a  atrofia urogenital secundária a deficiência hormonal nessa fase, também chamada Síndrome Genito- Urinária da Menopausa.
Participaram desse consenso autoridades da Sociedade Norte Americana de Menopausa, a Sociedade de  Endocrinologia, a Sociedade Europeia de Andropausa e Menopausa, a Fundação Internacional de Osteoporose e a Federação das Sociedades Latino- Americanas de Menopausa.
Concluiu-se que o tratamento deve ser individualizado, considerando-se a particularidade de cada caso.
A Terapia de Reposição Hormonal deve ser parte integrante de uma estratégia global para manutenção da saúde durante o Climatério e Menopausa, que inclui mudanças no estilo de vida, como dieta mais adequada a essa nova fase, exercícios físicos regulares, suspensão do tabagismo, moderação no consumo de bebidas alcoólicas.
A qualidade de vida, a função sexual e outros sintomas relacionados, como alterações de humor e distúrbios do sono também podem ser melhorados com a Terapia de Reposição Hormonal.
Existe a chamada Janela de Oportunidade, que sugere que a reposição hormonal deve ser iniciada o quanto antes para obtenção dos melhores benefícios de preferência antes dos 60 anos ou até 10 anos apos a última menstruação. Os dados têm mostrado que pacientes que começam a reposição nessa fase, apresentam menor o risco de osteoporose e infarto agudo do miocárdio.
Além disso, há uma redução da taxa de mortalidade global (por todas as causas) entre as mulheres que fazem reposição hormonal.
Em relação ao tão temido risco de  Câncer de Mama, o consenso definiu que ele é igual ou menor que a contribuição de outros fatores como Sedentarismo, Obesidade e consumo excessivo de Álcool.

Se você tem entre 45-55 anos e apresenta calores, sono ruim, redução da libido, alterações de humor, ressecamento vaginal, redução da memória, ressecamento da pele e cabelos e ganho de peso, sobretudo na região da cintura, você pode estar enfrentando o Climatério ou a chamada Menopausa.
A boa notícia é que tem solução !
Converse com seu Ginecologista.